href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campina_Grande">Campina Grande e sua história
  • Olhar digital
  • Publicidade
  • https://bibliaportugues.com/kja/genesis/1.htm

    quinta-feira, 11 de julho de 2013

    SAIBA MAIS SOBRE SEU ANTIVÍRUS...

    O que é Antivírus?


    Qualquer usuário já foi, ou ainda é vítima dos vírus, spywares, trojans, entre muitos outros. Quem que nunca precisou formatar seu computador?

    Com a expansão da internet nos dias atuais, a tendência dos vírus é crescer ainda mais. Basta entrar em um site qualquer e ver as dicas para manter seu computador seguro. Sempre haverá a recomendação de usar antivírus.

    Mas o que é antivírus?

    Anti = contra
    vírus = programas ou simples códigos com comandos para prejudicar computadores.
    Então, antivírus são os programas criados para manter seu computador seguro, protegendo-o de programas maliciosos, com o intuito de estragar, deletar ou roubar dados de seu computador.

    Ao pesquisar sobre antivírus para baixar, sempre escolha os mais famosos, ou conhecidos, pois hackers estão usando este mercado para enganar pessoas com falsos softwares, assim, você instala um "antivírus" e deixa seu computador vulnerável aos ataques.

    E esses falsos softwares estão por toda parte, cuidado ao baixar programas de segurança em sites desconhecidos, e divulgue, para que ninguém seja vítima por falta de informação.


    Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013

    O que um antivírus precisa ter para ser eficiente?

    Confira quais são as principais funcionalidades que um antivírus deve possuir para ser considerado bom.

    Com os computadores conectados à internet quase 100% do tempo, fica cada vez mais evidente a necessidade da utilização de um bom programa antivírus. A todo instante são lançados novos softwares maliciosos na rede mundial, todos sedentos para encontrar uma máquina desprotegida para começar a infecção.
    Devido a essa instantaneidade nos acontecimentos e à crescente variação nos arquivos infecciosos, os antivírus devem ser mais completos e estáveis, visando proteger os computadores dos usuários e destruir qualquer forma de vírus, trojan ou qualquer outro malware que tente se alocar nos discos locais.
    Mas quais são os pontos que o usuário deve analisar na hora de escolher um antivírus? A resposta é um pouco extensa, mas o portal Baixaki separou onze pontos-chave para que os usuários fiquem mais tranquilos com seus programas.
    Proteção residente
    Identificação de vários malwares
    Existe uma gama enorme de softwares especializados em cada um dos tipos diferentes de malwares e que procuram apenas trojans,  só spywares ou keyloggers. Hoje, um bom antivírus não deve ser limitado a apenas um desses tipos de arquivos maliciosos, mas deve buscar e exterminar qualquer tipo de vírus.
    Proteção em tempo real
    Por muito tempo, os antivírus faziam buscas por problemas no disco rígido apenas quando o usuário ordenava que a ação fosse realizada. Isso é coisa do passado, pois com os computadores online o tempo todo, antivírus que não possuem proteção em tempo real (verificação constante de todos os dados trocados entre máquina e servidores) devem ficar longe dos computadores.
    Opções de varredura
    Nem sempre o usuário dispõe de tempo para fazer uma verificação completa em todo o disco rígido. Ou então às vezes é necessário que sejam escolhidos apenas alguns arquivos ou pastas. Antivírus devem poder ser configurados para que realizem varreduras rápidas ou profundas, disponibilizando também opções de locais para escaneamento.
    Pragas disseminadas

    Agendamento:
    A possibilidade de marcar verificações automáticas também é um ótimo diferencial que alguns antivírus oferecem aos seus clientes. Alguns permitem que sejam marcadas varreduras periódicas, que podem ser mensais, semanais, diárias ou em qualquer outra frequência escolhida pelos usuários.
    Desligamento automático
    Aclamada pelos usuários que não dispõem de tempo hábil para verificações durante o funcionamento do computador, esta função permite que a máquina seja desligada automaticamente após o fim das verificações. Desse modo o usuário ordena as varreduras apenas no tempo ocioso do computador, sem que isso atrapalhe suas atividades.
    Verificação de mídias removíveis
    Um dos maiores disseminadores de pragas virtuais é o pendrive. Os usuários conectam o dispositivo de memória em um computador infectado e logo todos os outros já estão contaminados também. Antivírus com verificação automática de mídias removíveis podem contribuir bastante para evitar esse tipo de infecção.
    Verificação de pendrives
    Proteção em emails
    Outra fonte de infecção que incomoda bastante é o correio eletrônico. Os melhores softwares de proteção contra vírus devem ser integrados aos serviços e softwares gerenciadores de email para evitar que os usuários sejam contaminados com vírus anexados às mensagens recebidas.
    Criar disco de boot
    Há alguns tipos de arquivos maliciosos que desativam os arquivos de inicialização dos antivírus, ou mesmo do próprio sistema operacional. Antivírus que permitam a criação de discos de boot podem ser muito úteis para os usuários conseguirem realizar verificações antes mesmo de o sistema operacional ser inicializado.
    Pouco uso de memória
    Muitos usuários reclamam que os antivírus pesam muito nos computadores enquanto as varreduras estão sendo realizadas, o que impede que outras atividades sejam executadas durante esse período. Programas de proteção leves, que rodem em segundo plano, podem resolver esse problema e agradar bastante aos usuários que não são incomodados pelo peso da verificação.
    Varreduras simultâneas
    Em alguns momentos os usuários precisam fazer verificações rápidas de um disco removível ou mesmo de uma pasta independente no sistema, ao mesmo tempo em que estão sendo feitas varreduras completas do computador. Antivírus que permitem essas varreduras simultâneas ganham pontos, por evitarem a necessidade de que a verificação principal seja interrompida pelo usuário.
    Varreduras simultâneas
    Atualizações frequentes do banco de dados
    O banco de dados de um antivírus contém todas as informações referentes aos vírus e outros arquivos maliciosos que podem danificar o sistema. Como em todos os dias são lançadas novas pragas, o antivírus deve estar sendo constantemente atualizado para evitar que os computadores sejam infectados por arquivos maliciosos novos.
    Anti-rootkit
    Rootkits são os malwares que utilizam técnicas de programação para se camuflarem dos softwares de segurança. Não são todos os antivírus que fazem verificações profundas a ponto de encontrar esses arquivos maliciosos, portanto os que possuem essa característica ganham muitos pontos e conquistam muitos usuários.
    Cuidado com falsos-positivos
    Alguns antivírus reconhecem arquivos comuns de instalação como se fossem arquivos maliciosos. Caso desconfie dos resultados obtidos com alguma verificação, o portal Baixaki recomenda que o arquivo seja enviado ao site Vírus Total, assim ele será verificado pelos principais antivírus do mercado, notificando se o arquivo é mesmo um malware, ou se é um falso-positivo.
    Verificações constantes
    Conclusão
    É importante ressaltar a importância do uso de um bom software antivírus para qualquer perfil de usuário, seja um usuário comum ou um gamer, por exemplo. São os antivírus que garantem a proteção e o bom funcionamento dos computadores, pois sem arquivos maliciosos os sistemas ficam mais estáveis e, por consequência, mais rápidos.
    Por isso mantenha sempre um bom antivírus instalado em seu computador, mas lembre-se de que não adianta apenas deixá-lo instalado. Devem ser realizadas atualizações diárias na base de dados e também devem ser programadas verificações completas com frequência para garantir a segurança do computador.
    Importante lembrar que mais de um antivírus instalado no computador pode gerar conflitos e anulações de funcionalidades, o que ocasiona instabilidade e problemas de segurança, além disso, é recomendado possuir também um firewall eficiente alocado no sistema.


    Por Renan Hamman em 18 de Fevereiro de 2010
    Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013

    Teste seu antivírus

    Como saber se o seu antivírus está cumprindo o que promete?

    Todo bom internauta sabe que ter um antivírus instalado e sempre atualizado é vital para a segurança (e saúde) do computador. É sempre melhor prevenir problemas trazidos por ameaças virtuais do que ter que resolvê-los depois e, às vezes, com consequências bem piores. Entretanto, ocorrem casos nos quais pensamos estar protegidos e nosso antivírus nos deixa na mão.
    Nesses casos, mesmo que seja feita a opção por um novo antivírus, o que acontece em seguida, invariavelmente é o retorno da velha dúvida. E agora? Como vou saber se meu antivírus está realmente oferecendo a proteção que ele promete?
    Se você já passou por isto, certamente tomou uma série de medidas preventivas antes de começar a utilizar um novo antivírus. O problema é que mesmo que façamos pesquisas antes de começar a utilizar determinado programa, os resultados de testes com antivírus, algumas vezes podem estar desatualizados, especialmente se eles datam de mais de seis meses.
    Será que meu computador está protegido?
    Em alguns casos, a base de dados dos antivírus pode não ser diariamente atualizada por seus desenvolvedores. E existem, ainda, alguns antivírus que têm certa defasagem no quesito que diz respeito ao reconhecimento de novas ameaças.
    Se por qualquer motivo você está com dúvidas quanto ao funcionamento de seu antivírus, talvez uma forma de aliviar a mente de suas preocupações seja testá-lo. Para isto é preciso de um programa que simule ataques ao computador. Durante a montagem deste artigo, foram utilizados os testes disponíveis nesta página.
    O que eles fazem?
    Esta página possui uma série de links com executáveis que tentam tomar alguma ação dentro do seu sistema. Quando você clicar nos links para os testes (o “here” logo no começo da frase), seu antivírus deverá exibir uma mensagem, notificando sobre um programa “malicioso” que está tentando fazer alterações em seu sistema. Como no exemplo abaixo:
    Neste exemplo foi efetuado o primeiro teste.
    Quando clicamos no botão "deny" para negar a alteração, foi exibida uma mensagem apenas notificando o tipo de ameaça que havia sido detectada.
    Mensagem da ameaça detectada
    A primeira parte dos testes, a “Autostart Tests” é voltada a tentativas de alteração nos registros do Windows. Já a segunda, “Internet Explorer Config Change Tests” é para tentativas de alteração no navegador Internet Explorer e a terceira, “Network Config Change Tests” para uma alteração na rede.
    Alguns dos testes aplicados
    Após feitos estes testes, existe uma espécie de quarta etapa, chamada “Results and Clean-up”. Esta parte do teste é composta por um pequeno aplicativo que exibe uma espécie de resultado dos testes. Além disto, se algo foi alterado, ele se encarrega de desfazer a alteração.
    Quando você executar este programa, serão exibidas três possíveis mensagens: Uma informando que as mudanças foram permitidas (nesse caso seu antivírus não se comportou de forma satisfatória), uma dizendo que as mudanças foram bloqueadas (seu antivírus bloqueou os testes).
    A última relata que o teste não foi executado. Se você fez os testes e recebeu esta mensagem, seu antivírus bloqueou isto de forma tão efetiva que ele nem conseguiu detectar que o teste foi executado.
    Exemplo do resultado do teste executado aqui
    Resultados
    Optando por este ou qualquer outro tipo de programa de teste de sua preferência, vale lembrar que quanto mais ameaças forem detectadas e bloqueadas por seu antivírus, mais seguro ele está. Também é bom ter em mente que nada no mundo virtual é 100% garantido, pois todos os dias surgem ameaças novas.

    Por Ana Paula Pereira em 20 de Maio de 2009
     Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013

     

    Saiba para onde vão as pragas quando um antivírus é removido

    O que acontece com os arquivos infectados quando o antivírus é removido?
     
    Com os ataques a computadores cada vez mais freqüentes, o uso de programas para proteção, como os antivírus, tornou-se primordial. Quando o antivírus detecta um arquivo malicioso, ele imediatamente emite um alerta avisando ao usuário, e cabe a esse decidir se os arquivos vão para quarentena ou serão eliminados.
    Quarentena?
    Muitos conceitos antes utilizados apenas para serem humanos passaram a ser designados também para computador e máquinas como: vírus, quarentena, infectado, etc.
    Vírus, fuja deles.O termo quarentena possui o mesmo significado para máquinas e humanos. Imagine uma cidade na qual várias pessoas foram infectadas com o mesmo vírus, tornando-se uma epidemia. É natural que, para que outras cidades não sejam infectadas, seja feito o isolamento da cidade doente. Tal isolamento é chamado de quarentena.
    Com os computadores o processo ocorre de forma semelhante. Quando o antivírus detecta um arquivo com atividades suspeitas, imediatamente o coloca em quarentena, isolando-o dos demais arquivos a fim de poder monitorar suas atividades e poder confirmar a infecção.
    Para entender melhor o processo da quarentena, acesse o artigo “O que é Quarentena?”, no qual o assunto é abordado com mais detalhes.
    Para onde vão os arquivos?
    E se o usuário decidir trocar de antivírus, para onde vão os arquivos colocados em quarentena e com os vírus que foram detectados? Perguntas assim sempre rondam a cabeça dos usuários que muitas vezes deixam de desinstalar programas com medo de serem prejudicados.
    Vacina...A resposta é simples, sempre que um antivírus for desinstalado, uma mensagem será mostrada perguntando se você deseja guardar os arquivos com vírus ou deletados definitivamente. Aí, cabe ao usuário tomar a decisão que achar melhor.
    Fique tranqüilo, quando você desinstalar um antivírus, ele jamais devolverá os arquivos infectados para o local original no computador. Assim, o programa garante a segurança do seu PC até na hora que estiver sendo desinstalado do computador.
    Por Elaine Martins em 14 de Novembro de 2008
    Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013


    Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus?

    Sabia que, se você instalar mais de um antivírus, o seu computador pode ficar mais desprotegido?

    Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus?
    A liberdade e tudo o que a internet nos proporciona é incrível. Por meio dela, você se mantém informado, adquire mais cultura, baixa músicas e filmes, se diverte, conversa com os amigos e mantém contato com gente do mundo todo.
    Porém, como não poderia deixar de ser, nem tudo são flores no mundo virtual. Existem também muitos riscos, com pessoas mal-intencionadas que utilizam as mais diversas ferramentas para invadir o seu computador e roubar informações importantes a seu respeito.
    Por isso, é preciso buscar alternativas para combater essas ameaças contra o seu computador e as suas informações. E alguns dos programas mais eficientes para ajudá-lo nessa tarefa são os antivírus, trabalhadores incansáveis que protegem você e a sua máquina.
    A segurança passada por esse tipo de programa é tão conhecida que algumas pessoas lançam mão de vários softwares em seu computador, utilizando antivírus de várias marcas diferentes ao mesmo tempo.
    Contudo, isso pode ser um grande erro – e é capaz de tornar o seu computador ainda mais vulnerável. Então, fique atento e saiba por que você não deve utilizar dois ou mais antivírus ao mesmo tempo em seu PC.

    É prejudicial ao desempenho do computador

    Para que a sua máquina se mantenha sempre protegida, os antivírus geralmente iniciam o seu trabalho juntamente com o sistema. Alguns, inclusive, já começam a trabalhar antes mesmo que o SO tenha sido carregado.
    Isso faz com que esse tipo de software precise de uma quantidade considerável de recursos para funcionar corretamente. Logo, se um antivírus já demanda uma boa parte da memória RAM e da capacidade de processamento disponíveis em seu PC, imagine dois, três, cinco programas do gênero funcionando ao mesmo tempo.

    Um programa atrapalha o outro

    Além de você multiplicar o gasto de recursos do seu computador, acredite, há uma razão ainda pior para que você não utilize vários antivírus ao mesmo tempo: a confusão entre um programa e outro pode fazer com que sua máquina fique desprotegida.
    Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus?(Fonte da imagem: iStock)
    Imagine a seguinte situação: você resolve contratar dois guarda-costas para protegê-lo em seus passeios. O problema é que os dois não se conhecem, de forma que nem um, nem outro, tem ideia de que há mais de um profissional trabalhando para você.
    Assim, um belo dia você está andando tranquilamente pelo shopping quando um segurança percebe algum risco e parte para combatê-lo. O problema é que, na verdade, ele identificou o seu outro guarda-costas como uma ameaça.
    E qual o resultado dessa batalha? Bem, a sua proteção ficaria bastante reduzida, uma vez que um segurança acabou anulando o outro – e os bandidos com certeza aproveitariam as oportunidades criadas por essa confusão.
    É mais ou menos isso o que pode acontecer quando você tem dois ou mais antivírus. Como eles ficam em constante monitoramento, um pode perceber o outro como uma ameaça, identificando os famosos “falsos positivos”. Com isso, ambos os programas começarão a alertá-lo constantemente sobre riscos que, na verdade, não existem.
    Já quando um vírus realmente for encontrado por algum dos programas, outro problema poderá surgir. Como o arquivo malicioso acaba sendo isolado pelos antivírus, provavelmente você não conseguirá removê-lo. Um impossibilita a ação do outro.
    Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus? 
    Deixe que o antivírus trabalhe da melhor forma possível (Fonte da imagem: iStock)
    Além disso, você acabará criando exceções, fazendo com que a proteção diminua – e abrindo caminho para as mais diferentes ameaças. Por isso, o recomendado é: utilize somente um bom antivírus, aquele que você conhece e confia.
    No mercado, há atualmente uma boa gama de opções de programas do gênero, muitos com grandes companhias responsáveis pelo seu desenvolvimento, como o Avira, o AVG, o Avast!, o Norton e o Kaspersky, além de muitos outros.

    Algumas ferramentas podem trabalhar juntas

    Se utilizar mais de um antivírus pode ser um verdadeiro tiro no pé, contar com outras ferramentas de proteção é algo muito bem-vindo. Como há uma grande variedade de ameaças, é necessário, em alguns casos, utilizar também opções que trabalhem de maneira mais específica.
    Você pode lançar mão de programas que identificam spywares e adwares, como o SpyBot, por exemplo. Além disso, é importante também ter sempre um bom Firewall trabalhando em sua máquina. Eles não permitem que conexões estranhas tenham acesso aos dados do seu computador, impedindo que alguém roube os seus dados.

    Por Lucas Karasinski em 24 de Julho de 2008
    Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013 
     

     
     

    Serviços de antivírus online

    Seleção de serviços antivírus online para deixar seu PC protegido.

    Estar conectado à internet é estar em constante ameaça de arquivos maliciosos que têm o objetivo de danificar seus arquivos, destruir seus dados e até possibilitar a invasão de sua privacidade virtual.
    Contra estes visitantes incômodos, você possui uma enorme quantidade de programas que podem ser instalado em sua máquina e então protegê-la. Além disso, existem ainda aqueles que não precisam ser instalados, que funcionam diretamente da internet e lhe protegem da mesma maneira.
    O Baixaki fez uma seleção com cinco destes aplicativos antivírus que vão garantir a segurança e a privacidade de sua navegação, deixando você protegido contra várias ameaças existentes na internet. Então, vamos lá!
    Envie um arquivo para ser verificado
    Um tipo de aplicativo de antivírus online é capaz de analisar um único arquivo, bastando que você envie-o para o site e aguarde o final da verificação.
    VirScan
    Um destes serviços online que verificam um arquivo de cada vez é o VirScan. Este aplicativo é extremamente eficiente e confiável, afinal, ele utiliza 36 sistemas antivírus diferentes, entre eles os poderosos Avast, AVG, AntiVir, Kaspersky e Symantec (Norton). O site exibe uma lista completa de todos os serviços utilizados para verificação de um arquivo, suas versões e datas das últimas atualizações.
    Envie arquivos para verificação no VirScan
    VirusTotal
    Outro serviço de análise de arquivos únicos é o VirusTotal, que além do envio tradicional através do site permite também que você mande um arquivo por um cliente de e-mail (como o Thunderbird, o IncrediMail ou o Outlook). Para ser enviado por e-mail, o arquivo não deve ultrapassar 20 MB de tamanho e o relatório de análise é enviado à sua caixa de entrada assim que finalizado.
    O VirusTotal também verifica arquivos atrás de vírus
    O site deste antivírus possui um medido que indica o quanto carregado ele está, possibilitando que você saiba o quanto pode demorar a verificação de seu arquivo. Obviamente, o tempo total é influenciado pelo tamanho do arquivo analisado.
    Verifique todo o seu sistema
    Outro tipo de serviço antivírus online disponível é aquele que varre todo o seu sistema atrás de vírus e ameaças a segurança de sua máquina, algo semelhante ao que acontece com os programas de antivírus convencionais.
    Symantec Security Check
    Dos mesmos criadores do famoso Norton Antivirus, o Symantec Security Check é um sistema completo de verificação de ameaças e vírus em seu computador, gratuito e que funciona somente com o navegador Internet Explorer.
    Dos mesmos criadores do Norton, uma ótima ferramenta antivírus online
    No âmbito das ameaças, ele avalia quatro quesitos: vulnerabilidade a hackers, vulnerabilidade do Windows, busca por cavalos-de-tróia e verificação da versão do seu antivírus. Quanto à vírus, ele realiza uma checagem completa em seu sistema, varrendo-o totalmente atrás de arquivos infectados com vírus que, caso existam, poderão ser infectados.
    Ewido Online Scanner
    Outro sistema que funciona somente no Internet Explorer, o Ewido Online Scanner é realiza buscas em todo o seu sistema, atrás de arquivos malware – spyware, cavalos-de-tróia, adware, worms e outros, no intuito de livrar o seu computador destes hóspedes nada bem-vindos. Este serviço é disponibilizado pela AVG, a empresa tcheca desenvolvedora do AVG Antivirus.
    Ewido Online Scanner também só funciona no Internet Explorer
    ActiveScan
    Talvez a ferramenta mais simples e eficiente (roda em diversos navegadores, inclusive no Firefox), o ActiveScan é a versão final do aplicativo NanoScan, desenvolvidos pela empresa Panda, criadora do antivírus homônimo. Aqui é possível verificar gratuitamente vírus, spywares, cavalos-de-tróia e muito mais.
    ActiveScan funciona em diversos navegadores
    Você poderá realizar a busca simples ou então registrar-se gratuitamente para uma verificação completa. Este sistema é bastante eficiente e leve, ideal para quem não usa o Internet Explorer mas mesmo assim quer verificar a existência de arquivos danosos ao seu computador.
    Importante
    É importante ressaltar a necessidade de pelo menos um programa antivírus instalado em sua máquina. Aqui mesmo no Baixaki você encontra ótimas opções, gratuitamente. Acesse as seções de Antivírus e de Anti-Spywares e Adwares de nosso site.

    Por Douglas Ciriaco em 20 de Novembro de 2008
    Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013 
     
     

                 Quais são os tipos de vírus?

    Existem atualmente 14 categorias de vírus de computador. Veja a seguir quais são os tipos de vírus e suas características:


    ARQUIVO - Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.


    ALARME FALSO - Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.


    BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.


    BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.


    CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) - São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.


    ENCRIPTADOS - Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.


    HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes.


    MACRO - Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.


    MULTIPARTITE - Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.


    MUTANTE - Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.


    POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.


    PROGRAMA - Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.


    SCRIPT - Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg


    STEALTH - Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado
     
    Alguns tipos à mais.
     
    Adwares
    São malwares que infestam o computador com anúncios e propagandas, porém sem o seu consentimento. Existe toda uma indústria por trás dos adwares, e eles faturam milhões.

    Keyloggers

    São malwares criados para monitorar tudo que é digitado no teclado pelo usuário. Com o objetivo de capturar senhas e outros dados pessoais.

    Spywares

    São malwares que rastreiam toda a sua atividade no computador e internet, monitorando páginas visitadas, hábitos de navegação e tantas outras informações. Podem vir embutidos em softwares desconhecidos e sites maliciosos.

    Trojans

    São malwares maliciosos que executam atividades ocultas no sistema. Podem vir junto com um arquivo que você baixou ou camuflado em outros programas.

    Worms

    São uma espécie de malware, que utiliza a rede para contaminar outros computadores e se propagar. Costumam infectar um grande número de computadores e se espalham de forma muito rápida. Costumam chegar por anexos de e-mails.

    Hijackers

    São programas que costumam infectar o navegador da vítima. Podendo alterar a página inicial do usuário, exibir pop-ups abusivamente e instalar barras de ferramentas indesejáveis. Costumam atingir o Internet Explorer.

    Rootkits

    São uma espécie de trojan que procuram se camuflar no sistema, com técnicas avançadas de programação. Costumam utilizar técnicas como: esconder suas entradas no registro, e esconder os seus processos no gerenciador de tarefas.

    Vírus de Boot

    Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.
    Time Bomb

    Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o "Sexta-Feira 13", "Michelangelo", "Eros" e o "1º de Abril (Conficker)".

    Vírus no Orkut

    Em torno de 2006 e 2007 houve muitas ocorrências de vírus no Orkut que é capaz de enviar scraps (recados) automaticamente para todos os contatos da vítima na rede social, além de roubar senhas e contas bancárias de um micro infectado através da captura de teclas e cliques.

    Estado Zumbi

    O estado zumbi em um computador ocorre quando é infectado e está sendo controlado por terceiros. Podem usá-lo para disseminar, vírus, keyloggers, e procededimentos invasivos em geral.

    A LISTA É GRANDE, MAS INFELIZMENTE ELA AUMENTA A CADA DIA! PARA NOSSA SORTE OS ANTIVÍRUS MELHORAM TAMBÉM!


    Fonte: By: Hélio
    Publicado por Celso Mauricio em 11 de Julho de 2013 
     
     
    Fonte de pesquisa: www.tecmundo.com.br
     
    Bem gente, espero ter ajudado com essas informações.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário