Antes de tudo gostaria de falar um pouco daquele que sem duvidas revolucionou todos os conceitos da eletricidade moderna, sem a grandiosa contribuição desse gênio não teríamos hoje as usinas hidrelétricas no qual transportam energia as nossas cidades e com tudo temos o privilégio de usarmos de todo recurso que hoje a tecnologia oferece. Pois é através da eletricidade que realizamos nossas atividades diárias.
Nikola Tesla o gênio da eletricidade
Pergunte a qualquer garoto de uma
escola: "quem inventou o rádio?". Se você obtiver uma
resposta, ela será sem dúvida Marconi – uma resposta com a qual as
enciclopédias e os livros de texto concordam. Ou faça uma outra:
"quem inventou os materiais que compõem sua tostadeira, seu som
estéreo, a iluminação pública, e permite às fábricas e
escritórios funcionarem? Sem hesitação, Thomas Edison, certo? Errado
em ambos os casos. A resposta correta é Nikola Tesla, uma pessoa que
você provavelmente nunca ouviu falar. Há mais. Parece que ele
descobriu os raios-X um ano antes que W. K. Roentgen o fizesse na
Alemanha, ele construiu um amplificador a válvula antes de Lee de
Forest, estava usando luzes fluorescentes em seu laboratório 40 anos
antes que a indústria os "inventasse", e demonstrou os
princípios usados nos fornos de microondas e radar décadas antes que
eles se tornassem uma parte integral de nossa sociedade. Não obstante,
não associamos o seu nome com nenhum deles.
Por cerca de 20 anos na virada do
século, ele foi conhecido e respeitado nos círculos acadêmicos
mundiais, correspondeu-se com físicos eminentes de sua época,
incluindo-se Albert Einstein, foi citado e consultado em matéria de
ciência elétrica, adotado pela alta sociedade de Nova Iorque,
respaldado por gigantes das finanças e da indústria tais como J. P.
Morgan, John Jacob Astor e George Westinghouse. Teve como amigos
eminentes artistas, tais como Mark Twain e o pianista Ignace Paderewski.
Contam-se às dúzias os seus graus honoríficos, prêmios (inclusive o
Nobel) e outras citações.
Tesla nasceu em Smijlan, Croácia, em
1856, filho de um clérigo e de uma inventiva mulher. Ele tinha uma
extraordinária memória, que tornou-lhe fácil aprender seis idiomas.
Entrou para a Escola Politécnica em Gratz, onde por quatro anos estudou
matemática, física e mecânica, confundindo mais de um professor pela
sua extrema compreensão da eletricidade, uma ciência ainda na
infância, naqueles dias. Sua carreira prática começou em Budapeste,
Hungria, em 1881, onde fez sua primeira invenção elétrica, um
telefone repetidor (um alto-falante comum), e concebeu a idéia de um
campo magnético rotativo, o qual mais tarde tornou-o mundialmente
famoso, na forma de um moderno motor de indução. O motor de indução
polifásico é que fornece energia para virtualmente todas as
aplicações industriais, de correias transportadoras a guinchos para
máquinas operatrizes.
As habilidades mentais de Tesla
requerem alguma menção, desde que, não somente ele tinha uma memória
fotográfica, como também possuía a habilidade de usar uma
visualização criativa com uma intensidade fantástica. Ele descreve em
sua autobiografia, quão hábil ele era para visualizar um aparato em
particular, testá-lo realmente, desmontá-lo e checá-lo, para que
funcionasse na prática! Durante a fabricação de suas invenções, ele
trabalhava com todos os planos e especificações em sua cabeça. O
invento, após ser montado sem nenhuma modificação, funcionava
perfeitamente. Tesla dormia apenas uma ou duas horas por dia, e
trabalhava continuamente em suas invenções e teorias sem descanso e
sem tirar férias. Podia avaliar as dimensões de um objeto ao
centésimo de polegada, e realizar difíceis cálculos em sua cabeça,
sem ajuda de régua de cálculo ou tábuas matemáticas. Muito longe de
ser um intelectual em sua torre de marfim, ele tinha muita consciência
do mundo à sua volta, fazia questão de tornar acessíveis as suas
idéias ao público em geral, através de freqüentes artigos escritos
para os jornais, e em seu próprio âmbito, através de palestras e
artigos científicos.
Ele decidiu vir para este país (EUA)
em 1884. Trouxe com ele vários modelos dos primeiros motores de
indução, que depois de um breve e infeliz período trabalhando para
Edison, foram mostrados a George Westinghouse. Foi nas oficinas de
Westinghouse que o motor de indução foi aperfeiçoado. Numerosas
patentes foram tiradas desta invenção inicial, todas sob o nome de
Tesla.
Tesla trabalhou brevemente para Thomas
Edison quando veio para os estados Unidos, criando muitos melhoramentos
nos motores e geradores de C.C. [corrente contínua] de Edison, mas
deixou-o após muitas controvérsias, e de Edison ter-se recusado a
honrar suas promessa de pagar bônus e direitos. Este foi o começo de
uma rivalidade que veio a ter péssimas conseqüências mais tarde,
quando Edison e seus financiadores fizeram tudo ao seu alcance para
deter o desenvolvimento e a instalação do sistema de Tesla, muito mais
eficiente e prático, de distribuição de energia urbana através de
energia de C.A. [C.A. - corrente alternada. É curioso que Edison fez
com Tesla o mesmo que os antigos fornecedores de iluminação pública
à gás fizeram contra ele, tentando desprestigiá-lo e ao seu invento:
a iluminação pública por C.C. – N.T.]. Edison levou às cidades um
tipo de show no qual tentava retratar a C.A. como perigosa, chegando ao
ponto de eletrocutar animais pequenos e grandes (em um caso, um
elefante) perante grandes audiências. Como resultado desta campanha de
propaganda, o estado de Nova Iorque adotou a eletrocussão por C.A. como
método para executar condenados. Tesla ganhou a batalha, ao demonstrar
a segurança e a utilidade da C.A., quando iluminou e forneceu
eletricidade à Feira Mundial de Nova Iorque de 1899.
O mais importante trabalho de Tesla ao
final do século dezenove foi um sistema original de transmissão de
energia através de antena. Em 1900, Tesla obteve suas duas patentes
fundamentais sobre transmissão de energia sem fio, que envolviam o uso
de quatro circuitos sintonizados. Em 1943, a Suprema Corte dos Estados
Unidos concedeu a Nikola Tesla plenos direitos sobre a patente de
invenção do rádio, substituindo e anulando qualquer reclamação
anterior de Marconi e outros, em relação à "patente fundamental
do rádio". É interessante notar que Tesla, em 1898, descreveu
não somente a transmissão da voz humana, mas também de imagens, e
posteriormente projetou e patenteou dispositivos que envolviam as fontes
de energia que fazem funcionar os tubos de TV atuais. As primeiras e
primitivas instalações de radar, em 1934, foram construídas seguindo
os princípios, principalmente os relativos a freqüência e potência,
já descritos por ele em 1917.
Em 1889 Tesla construiu uma estação
experimental em Colorado Springs, onde ele estudou as características
da alta freqüência, ou de freqüências de rádio em corrente
alternada. Lá ele desenvolveu um potente rádio transmissor em um
projeto singular, e também um número de receptores "para
individualizar e isolar a energia transmitida". Ele realizou
experiências para estabelecer as leis da propagação das ondas de
rádio, as quais estão atualmente sendo "redescobertas", e
mesmo verificadas, após alguma controvérsia, nas altas energias da
física quântica.
Tesla escreveu em "Century
Magazine" de 1900: "...que a comunicação sem fio para
qualquer ponto do globo era possível. Minhas experiências mostraram
que o ar em sua pressão normal torna-se um condutor, e isto abre um
panorama maravilhoso para a transmissão de grandes quantidades de
energia elétrica para propósitos industriais a grandes distâncias sem
o uso de fios... sua realização prática poderia significar que a
energia estaria disponível ao uso humano em qualquer ponto do globo.
Não posso conceber nenhum avanço técnico que poderia, melhor do que
este, unir toda a humanidade, ou que poderia mais e mais economizar a
energia humana... ". Isto foi escrito em 1900! Depois que terminou
os testes preliminares, o trabalho começou em uma estação tamanho
gigante em uma praia recuada de Long Island. Tivesse entrado em
operação, ela poderia prover enormes quantidades de energia elétrica
para os circuitos receptores. Depois da construção de um prédio de
geração (ainda de pé) e uma torre de transmissão de cerca de 55
metros de altura (dinamitada durante a Primeira Guerra Mundial, sob o
dúbio pretexto de ser uma referência potencial para a navegação de
barcos alemães, os U-boats), o suporte financeiro para o projeto foi
repentinamente cortado por J. P. Morgan, quando tornou-se manifesto que
tal projeto de fornecimento de energia não poderia ser medido e nem
cobrado.
Uma outra das invenções de Tesla,
que é familiar a qualquer um que já tenha possuído um automóvel, foi
patenteada em 1898 sob o nome de "ignição elétrica para motores
a gasolina". Mais comumente conhecida como o sistema de ignição
do automóvel, seu principal componente, a bobina de ignição,
permanece praticamente sem mudanças desde o seu aparecimento, na virada
do século.
Nikola Tesla também projetou e
construiu protótipos de uma máquina rotativa por queima de
combustível incrível, baseada em um projeto anterior de uma bomba
rotativa. Testes recentes que tem sido realizados na turbina a disco sem
hélice indicam que, se construída usando materiais cerâmicos para
alta temperatura recentemente desenvolvidos, colocar-se-ia entre os mais
eficientes motores a gasolina do mundo, sobrepujando nossos atuais
motores de combustão interna a pistão, em economia, longevidade,
adaptabilidade a diferentes combustíveis, e relação custo/potência.
A generosidade de Tesla eventualmente
deixou-o sem fundos suficientes para prosseguir realizando as suas
invenções. O seu idealismo e humanismo deixavam-no desanimado com as
intrigas do mundo industrial e financeiro. Seu laboratório de Nova
Iorque foi destruído por um incêndio misterioso. Referências ao seu
trabalho e às suas realizações foram sistematicamente expurgadas da
literatura científica e dos livros de texto. Levado a um exílio
fechado em um hotel de Nova Iorque entre as duas guerras, 20 anos de uma
potencialmente rica e produtiva contribuição foram tiradas de nós. As
únicas ocasiões em que aparecia em público eram nas entrevistas
anuais à imprensa na data de seu aniversário, que ele descreveria
invenções espantosas e de grande alcance, e sobre as possibilidades da
tecnologia. Elas eram distorcidas pela imprensa sensacionalista,
particularmente quando ele descrevia sistemas de armas avançadas às
vésperas da Segunda Guerra Mundial. Morreu na obscuridade em 1943.
Somente o FBI percebeu: eles vasculharam seus papéis (em vão)
procurando pelo projeto da "máquina do raio da morte". É
interessante notar que a motivação para nosso sistema de defesa
"Guerra nas Estrelas" foi baseado no receio de que os
soviéticos tivessem começado a empregar armas baseadas nos princípios
de alta energia de Tesla. Relatos públicos de "ofuscamento"
de satélites de vigilância dos EUA, bolas de fogo e relâmpagos
anômalos a altas altitudes, interferências de ondas de rádio ELF [Extremely
Low Frequency - Freqüência Extremamente Baixa (geralmente, abaixo de
300 Hz) - N.T.], e outros casos, emprestaram crédito a esta
interpretação.
Créditos devem ser dados onde eles
são devidos, [ou seja,] para as invenções humanitárias e que poupam
o esforço humano, tais como a máquina universal de C.A., que foi
verdadeiramente incorporada à nossa vida diária, como também àqueles
que estão à disposição, mas que não tem sido largamente utilizados
pela sociedade.
(Texto traduzido por LGA).
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