href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campina_Grande">Campina Grande e sua história
  • Olhar digital
  • Publicidade
  • https://bibliaportugues.com/kja/genesis/1.htm

    domingo, 7 de julho de 2013

    PROCESSADOR

    DÚVIDAS SOBRE PROCESSADORES DUAL CORE E CORE 2 DUO?



    Inicialmente, deixemos claro algumas nomenclaturas:·.

    1. Core: a rigor, significa "núcleo", mas também é um termo utilizado para designar a atual arquitetura dos núcleos dos processadores da Intel;

    2. Single Core: termo genérico que, em poucas palavras, significa: processador com apenas 1 núcleo. Atualmente, a linha de processadores de baixo custo tanto a AMD quanto a Intel ainda contém processadores Single Core para a plataforma PC;

    3. Dual Core: termo genérico que, em poucas palavras, significa: processador com 2 núcleos. Atualmente, tanto a AMD quanto a Intel fabricam processadores Dual Core para a plataforma PC;

    4. Pentium Dual Core: nome-fantasia criado pela Intel para designar a família de processadores Pentium D e Pentium E;

    5. Pentium D = Dual Core, com 2 processadores de núcleo Netburst (antigo, lento, alto consumo de energia);

    6. "Core 2 Duo" e Pentium E = Dual Core, com 2 processadores de núcleo Core (novo, rápido, baixo consumo de energia);

    7. Quad Core: termo genérico que, em poucas palavras, significa: processador com 4 núcleos. Atualmente, tanto a AMD quanto a Intel fabricam processadores "Quad Core" para a plataforma PC;

    8. "Core 2 Quad" = Segundo a Intel, não passa de 2 processadores "Core 2 Duo" (portanto, núcleo Core) combinados de forma primitiva (sem grandes otimizações);

    9. Phenom X4 = Primeira família de processadores "Quad Core" da AMD;

    10. Phenom II X4 = Família atual de processadores "Quad Core" da AMD, que finalmente apresentou performance comparável aos "Core 2 Quad" da Intel;

    11. "Core i7" = geração de processadores lançada em 2008, e que apresenta 4 núcleos físicos (que permitem simulação para 8 núcleos). O núcleo do Core i7 apresenta uma série de evoluções frente ao seu antecessor.


    Para até 2 núcleos, a família "Core 2 Duo" ainda apresenta o melhor desempenho para a maioria dos aplicativos. Em jogos, os "Core 2 Duo" batem até os Quad Core.


    Comparada às famílias de processadores Pentium 4 e Pentium D, os processadores da arquitetura Core apresentam uma enorme evolução tanto na relação custo-benefício e quanto na relação performance-por-watt (maior desempenho com menor consumo).

    Além disso, dizer que um "Core 2 Duo" de 1.8GHz tem algo como 1.8 x2 = 3.6GHz não passa de bobagem, pois nunca devemos comparar clocks se as arquiteturas são distintas. O que garante o excelente desempenho dos "Core 2 Duo" é a arquitetura Core, que, para um mesmo clock, apresenta por volta de 40% mais desempenho com 40% menos consumo em relação à antiga arquitetura do Pentium 4 e do Pentium D (Netburst). Uma prova disso é que, dado um mesmo clock, aplicativos antigos como o Super PI (que é famigeradamente não otimizado para processadores binucleares) apresenta significativamente mais desempenho nos processadores de arquitetura Core que nos de arquitetura Netburst.

    Já que falei no Pentium E, note que essa família, embora diferencie-se dos "Core 2 Duo" basicamente apenas pelo seu reduzido cache L2, sua arquitetura Core garante, na maioria dos aplicativos, praticamente 90% do desempenho da fampília "Core 2 Duo" de mesmo clock. Aqui vão alguns testes que permitem essa inferência:
    http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/dis…

    Ainda, os processadores de arquitetura Core apresentam, com exceção da linha Extreme, significativamente menor consumo de energia que os processadores Pentium antigos (esquentam pouco), o que traz uma grande vantagem: a construção de computadores cada vez mais silenciosos:
    http://www.matbe.com/articles/lire/385/c…
    (note que, no gráfico de máxima carga, os processadores de núcleo Netburst (Celeron D, Pentium 4 e Pentium D) são dos que mais consomem, enquanto que os de núcleo Core (Celeron M, Pentium E e "Core 2 Duo") são, de longe, dos que menos consomem)

    Se você quer listas com rápidas comparações dos processadores atuais, embora eu não ache que isso deva nortear escolhas, seguem algumas listas:
    http://www.matbe.com/articles/lire/385/c…
    http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/dis…
    http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/dis…

    Por fim, a indicação atual dos processadores "Quad Core" é tão somente para aplicativos que fazem uso de processamento pesado, e já conseguem utilizar-se dos recursos desses processadores, tais como: Adobe Photoshop CS3, Premiere e After Effects; Magix, Vegas, Maya, 3DStudio, AutoCAD, entre outros. Via de regra, os "Quad Core" apresentam uma série de desvantagens para uso cotidiano.




     Autor: Maicon
    Espero ter-lhe ajudado. Boa sorte!

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário